Como podemos ajudar as crianças a ler!

💙
26 março 2021


Uma das fases que marca a infância é a fase da alfabetização. 


Mãe baba por tudo, e vê-los juntando cada sílaba, até formar uma palavra então é lindo demais.

Na atual situação que estamos vivendo, com as aulas on-line, nós pais estamos vivenciando mais de perto os estudos, auxiliando eles e nessa fase sabemos o quanto é difícil,  mas por meio de brincadeiras, já que o lúdico é uma das melhores formas de ensinar podemos tornar esse momento mais leve e mais fácil.

Confira as dicas!  
  • Ensine a diferença entre letras, desenhos e símbolos:
    Precisamos mostrar a diferença entre letras, desenhos e símbolos. 

  •  Comece com as vogais
    Mostre-as escritas no papel e enfatize o som diferente que cada uma tem. Fale palavras mais simples, como “gato” e “cama”, e ajude a criança a identificar, pelo som, quais vogais fazem parte dela. 

  • Apresente o alfabeto:
    Depois das vogais, apresente todo o alfabeto. Parta isso podemos mostrando as letras do nome dela, e colocar as canções infantis que ajudam a decorá-lo, podemos desenhar cada letra. 

  • Incentive a leitura em todo lugar:
    Na nossa rotina diária podemos incentivar muito, quando for fazer uma receita pedir ajuda para ler os ingredientes, embalagem de alimento, placas na rua.

  • Dê o exemplo:
    Já sabemos que crianças pequenas têm uma grande tendência a nos imitar, então seja exemplo mostrando que você tem interesse por leituras. 

  • Use gibis, livrinhos e jogos para ajudar:
    Gibis e livrinhos são ótimos estímulos para a criançada, hoje em da temos muitas opções de livrinhos dos personagens favoritos dele (e quem nunca teve no inicio da sua leiura os Gibis da Turma da Mônica), uma outra forma que podemos ajuda-los são com os jogos de alfabeto. quebra-cabeça, jogo da memória e alfabeto ilustrado, eles são bons exemplos de atividades lúdicas que ensinam enquanto divertem. 
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI!
Postar um comentário

Custom Post Signature

Custom Post  Signature