Novembro Roxo

💙
28 novembro 2020

Pediatra explica quais são os melhores cuidados sobre a prematuridade dos bebês


Estamos no mês de campanha Novembro Roxo, visando a importância da conscientização e prevenção da prematuridade.


Por volta de 15 milhões de recém-nascidos nascem prematuros em todo o mundo. Só no Brasil, esse número chega, por ano, a 340 mil bebês. Geralmente, uma gravidez dura entre 38 a 42 semanas, considerada normal aos padrões internacionais. No entanto, algumas gestações têm menor tempo de duração e não há motivos certos para a prematuridade acontecer. 

Pediatra e membro da Sociedade Brasileira de Pediatria, Dra. Lílian Cristina Moreira, explica quais são os cuidados sobre os bebês que nascem antes da data prevista, calculada em base da sigla DPP (Data Prevista de parto).

*DPP é a previsão de data, pensando na criança que nasça completando 40 semanas. 


Acontecendo, quais são os cuidados que devem existir sobre os bebês prematuros?
Terapias e métodos podem ajudar no desenvolvimento dos nenéns como a massagem terapêutica e o próprio Método Canguru, esse é uma das técnicas adotadas no Brasil como um modelo de atenção para o público recém-nascido.

1- Assim que o bebê prematuro nasce, ele vai direto para a UTI? 
Muitas vezes sim, e isso depende, não apenas, mas principalmente, do quão prematuro o bebê é. 

Por qual motivo? O tempo normal de uma gestação varia de 37 a 42 semanas. Se o bebê nasce antes deste período seu organismo não estará completamente maduro e preparado para viver no ambiente extra uterino. Um dos órgãos mais determinantes são os pulmões. Quando não amadurecidos a função respiratória fica prejudicada e as vezes inviável, necessitando suporte ventilatorio, uso de drogas, etc, o que so pode ser feito dentro de uma UTI Neonatal.

É realmente necessário para todos os casos de prematuridade? 
Não. Prematuros limítrofes, que nascem com 35, 36 semanas de vida, mas que tenham bom peso e nenhuma outra complicação muitas vezes podem receber cuidados iniciais em uma Unidade Neonatal e serem liberados para ficar com a mãe. Mas isso sempre irá depender de criteriosa avaliação feita pelos pediatras assistentes.

2- Geralmente, por quanto tempo esse recém-nascido fica no hospital? 
Isso depende de muitas variáveis. A mais importante, sem dúvida, é a idade gestacional em que a criança nasceu: quanto mais prematuro e mais baixo peso, mais tempo deverá permanecer na UTI. A causa do parto prematuro tambem é relevante (por exemplo alguma patologia materna) bem como as possíveis complicações advindas da prematuridade e de uma internação em UTI: maior suscetibilidade a infecções, dificuldade de ser alimentado, intubação prolongada e sequelas pulmonares, etc.

3- Após a alta do neném no hospital, os pais devem permanecer com maiores cuidados com o bebê ou os cuidados são os mesmos que os das crianças que nasceram no período padrão? 
O bebê prematuro com certeza demanda mais cuidados, especialmente durante os primeiros meses após a alta hospitalar. Muitas vezes se faz necessário acompanhamento por varios especialistas como pediatra,  neuropediatra, oftalmologista, fisioterapeuta, etc, bem como a realização de exames complementares posteriores (Ultrassom Transfontanela, Tomografia de crânio, etc.). 
Com o tempo e evolução favorável o pediatra assistente, em conjunto com os outros especialistas, normalmente da  “alta” da prematuridade e a vida da criança pode seguir com os cuidados habituais.

4- O que torna mais preocupante quando se fala da prematuridade dos recém-nascidos? Cite de 3 a 4 indicadores preocupantes.
O mais preocupante é o organismo do recém nascido nao estar maduro o suficiente para enfrentar o ambiente fora do útero. Por ter nascido antes do tempo o prematuro tem o sistema imunológico menos competente, seus pulmões nao se expandem adequadamente e nao cumprem a função de bem oxigenar o corpo; isso leva stress a vários órgãos, entre eles órgãos nobres como o cérebro, coração e rins, podendo provocar disfunções e sequelas. O prematuro também não consegue manter sua temperatura corporal, nao tem força e habilidade suficiente para sugar no seio da mãe , etc. Por tudo isso na UTI Neonatal é feito um esforço heroico (e inglório) de prover o prematuro de todas as condições que só o útero materno consegue de modo perfeito.

5- O que é o Método Canguru? 
É o método de deixar o prematuro junto ao corpo materno pela maior parte do tempo possível. Isso é feito com um tipo de amarração adequada, com o bebê ficando de frente para a mãe, como em um sling, com a face na altura do peito dela. Esse método consagrado permite que o bebe seja aquecido pelo corpo da mãe, perceba seus batimentos cardíacos, o odor de sua pele, sua respiração, etc, o que reduz o stress ao qual o prematuro é submetido. A redução do stress impacta em melhor resposta imunológica, harmoniza movimentos respiratórios, reduz a frequência cardíaca, acalma e equilibra o prematuro, permitindo que ele se organize neurologicamente, e assim consiga amadurecer sendo neuroestimulado pela experiencia sensorial de estar junto ao corpo materno.
A utilização do método Canguru comprovadamente reduz o tempo de internação de prematuros em UTIs, reduzindo também as sequelas neonatais, alem de promover melhor vínculo entre a mãe e seu bebe prematuro.
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI!
Postar um comentário

Custom Post Signature

Custom Post  Signature