Amamentação Prolongada

💙
03 agosto 2020


Quais são os benefícios da amamentação prolongada?
Os benefícios são diversos: diminui o risco de alergias; protege contra infecções; promove uma melhor nutrição; diminui risco de hipertensão arterial, colesterol alto e diabetes; reduz chance de obesidade; favorece o desenvolvimento cognitivo e melhor desenvolvimento da cavidade bucal.

Quais são os contras (se existe) da amamentação prolongada?
A amamentação prolongada só será um problema se a criança deixar de aceitar os outros alimentos. 

Até quando o leite materno sustenta?
O Leite materno é indicado como alimentação exclusiva até 6 meses de idade, então como alimento exclusivo ele só “sustenta” até essa idade. No segundo semestre de vida ele ainda continua sendo a principal fonte de alimento da criança.
Após 1 ano de idade 500 ml de leite materno fornece 95% das necessidades de vitamina C, 45% das de vitamina A, 38% das de proteína de alto valor biológico (com anticorpos) e 31% do total de energia (ou calorias) que uma criança precisa diariamente.
Depois de 2 anos de idade ele continua sendo uma fonte de nutrientes como qualquer outro alimento.
A pergunta que eu percebo nas entre linhas desse questionamento é, quando o leite materno deve ser substituído pelo leite de vaca??? E essa resposta é NUNCA. Uma pessoa pode crescer e se desenvolver de forma saudável sem nunca ter consumido leite de vaca (ou outro animal) na vida. 

Há uma idade ideal para o desmame?
Quando a OMS indica o aleitamento materno até 2 anos ou mais a dúvida fica exatamente nesse limite superior. Em geral as próprias crianças desmamam entre 3 e 4 anos. Estudos demonstram que o limite superior dos benefícios do aleitamento materno seria 7 anos de idade.

Quais são as dificuldades de manter uma amamentação prolongada?
A principal dificuldade que a mãe enfrenta na amamentação prolongada é sócio cultural por desconhecimento da população em geral sobre os seus benefícios. As mães se sentem constrangidas em falar que amamenta o seu filho maior de 2 anos e preferem não o fazer em público. Além da postura do parceiro, esse apoia a prática no início mas começa a pressionar a mulher para o desmame após 1 ano de idade.


Fonte:
Dra. Cristina Nunes dos Santos, Coordenadora da Sala e Parto e Alojamento Conjunto do Hospital Sepaco

Acompanhe também a Dra Cristina no Instagram Allix Amamentação   e no Facebook Allix Amamentação

Hospital Sepaco no Facebook e no site  http://www.sepaco.org.br
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI!
Postar um comentário

Custom Post Signature

Custom Post  Signature