O que ninguém fala sobre amamentar

💙
31 julho 2020

Amamentar está entre as três maiores preocupações das grávidas e mamães. Talvez, para muitas, seja o tema mais estudado e pesquisado durante a gestação. Os benefícios da amamentação são muitos e devem funcionar como um estímulo para essas mamães de primeira viagem.

A prevenção do câncer de mama, o alimento específico e personalizado para seu bebê, a “vacina natural” (líquido rico na proteção de muitas doenças) e tantos outros benefícios estão na ponta da língua de tantas grávidas e mães que desejam amamentar. No entanto, a ginecologista e obstetra Dra. Naira Scartezzini Senna ressalta que é importante falar sobre o que ninguém fala e expor as dificuldades reais e os benefícios emocionais desse momento. “Amamentar é doação, cansa, dói e exige dedicação”, conta a profissional, que amamenta há 1 ano e dois meses e enumera abaixo os maiores obstáculos que encontrou. 

  • Posicionar o bebê é difícil, apesar de parecer tão fácil quando vemos nas imagens e fotos. É normal ficar insegura no início, com um bebê pequenino e frágil. Para uma boa pega devemos colocar o bebê “barriga com barriga”, quer dizer que a barriga do bebê deve estar totalmente encostada na sua. O bebê deve abocanhar a aréola e não apenas o mamilo e seu queixo devem estar encostado na mama. Não devemos nos preocupar em evitar que o nariz do bebê encoste à mama. Fique tranquila, pois ele irá respirar durante a mamada sem dificuldades.
  • Mamilos doem. Mesmo sem fissuras ou machucados a dor pode surgir pelo atrito intenso, já que as mamadas são muito frequentes no início e podem ser longas. Desta forma o atrito na pele delicada pode aumentar sua sensibilidade e gerar dor.  Fique tranquila que estas dores vão passar!
  • Tempo de mamada. Os primeiros meses do bebê trazem muitas novidades e um mundo novo para os pequenos. Mamar não é um ato exclusivo de alimentação, também traz para eles o acolhimento e a proximidade com a mãe que é tão importante no desenvolvimento. Não se preocupe se as mamadas durarem até uma hora no início. É o momento que seu bebê fica pertinho do “porto seguro” dele e se sente mais acolhido.


A ginecologista e obstetra ainda afirma que amamentar faz parte da construção da sua conexão mamãe-bebê e é um momento único de carinho, amor e troca que traz uma sensação indescritível. Um bebê bem nutrido e hidratado não se relaciona ao tempo ou intervalo das mamadas e sim ao ganho de peso, presença de xixi nas fraldas e lágrimas ao chorar. “As dificuldades virão, mas elas sempre passam deixando apenas o que extraímos de positivo deste momento único e de tanto valor nutricional e emocional. É necessário reforçar que os primeiros meses do bebê devem ser acompanhados de perto por um obstetra e um pediatra. Rede de apoio é fundamental para o sucesso da amamentação”, explica Dra. Naira.

Sobre a Dra. Naira Scartezzini Senna:
Dra. Naira cursou Medicina e Ginecologia/Obstetrícia na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo com pós-graduação em Ginecologia Endócrina, Climatério e Infanto-Puberal pela UNIFESP. Destaca o HPV como uma das suas especialidades - é um dos tratamentos mais gratificantes, tanto na rápida melhora clínica das pacientes com a aplicação do laser CO2 como no acolhimento e auxílio que estas pacientes precisam e merecem. Em sua trajetória já atuou chefiando as Equipes de Ginecologia e Obstetrícia em grandes hospitais de São Paulo, como no Hospital São Luiz Unidade Anália Franco e Unidade São Caetano do Sul. Também participou da estruturação e do acompanhamento dos residentes do Programa de Residência Médica de Ginecologia e Obstetrícia de grandes hospitais do SUS como o Hospital Vila Alpina. Por fim, atua como Professora no curso de Especialidades Médicas do ISPED,  com aulas transmitidas aos alunos da Universidad de Morón na Argentina.

Contatos: 

Um comentário on "O que ninguém fala sobre amamentar"
  1. Para mim ninguém tinha falado o quanto dói no início, talvez seja por isso que dá primeira vez desistir tão fácil, já dá segunda já sabendo foi mais tranquilo.

    ResponderExcluir

Custom Post Signature

Custom Post  Signature