6 benefícios do desenhar e colorir das crianças

💙
29 maio 2020


     Crianças em casa ou na escola frequentemente recebem a tarefa de desenhar ou colorir. Muito se engana aquele que pensa que é uma perda de tempo ou um mero passatempo sem função. Na verdade, é algo que as crianças precisam fazer. 

       Desde muito cedo as crianças desenham e pintam ilustrações. É comum encontrarmos uma criança fazendo uma casinha, desenhando os amigos, a família, cenas cotidianas e até mesmo representando pelo desenhar as mais variadas cenas, paisagens e até pensamentos. O ato é simples, mas o aprendizado enorme!
      O colorir também faz parte desta parte da vida de modo intenso. As crianças decidem as melhores cores, harmonizam tonalidades, aprendem a identificar contrastes, harmonizações, combinar cores. 
     Desenhar e colorir são atividades muito presentes durante a infância e não é para menos! Elas estimulam de um modo tão amplo a criança, que contribuem para um melhor desenvolvimento de múltiplas maneiras. 

      Veja a seguir seis benefícios que as crianças têm tanto ao desenhar quanto ao colorir. 

1. Aumento de conexões cerebrais: pintar com dos dedos ou com as mãos estimula a integração sensorial e gera uma grande quantidade de conexões cerebrais, o que facilita a aprendizagem de outras coisas com as quais a criança tem contato. 

2. Ampliação da criatividade: desde as chamadas garatujas, que são aqueles desenhos que mais parecem rabiscos aos olhos destreinados dos adultos, a criança consegue explorar sua própria criatividade, ampliando-a. O desenho ajuda a criança a externalizar sua imaginação de um modo singular e assim fixa sua aprendizagem.

3. Aprimoramento da psicomotricidade fina: para desenhar e pintar a criança utiliza gizes, pinceis, aquarelas, entre outros recursos. O uso de ferramentas variadas ajuda a desenvolver a coordenação motora fina.

4. Relaxamento: tanto o desenho quanto a pintura auxiliam a criança a lidar com seus sentimentos e emoções. Eles são ótimos recursos para lidar com problemas de ansiedade e medo, por exemplo.

5. Expressão interior: ao desenhar, a criança consegue desenvolver técnicas de expressão, o que é fundamental para compreender funções sociais. Ela aprende a contar aos outros o que sente e o pensa enquanto ‘conversa’ com seu desenho.

6. Desenvolvimento da interação: o desenho e a pintura são atividades lúdicas e ajudam a criar uma interação entre adultos e crianças e entre crianças e crianças. Eles têm a capacidade de aproximar as pessoas. 

Especialista em educação, Janaína Spolidorio é formada em Letras, com pós-graduação em consciência fonológica e tecnologias aplicadas à educação e MBA em Marketing Digital. Ela atua no segmento educacional há mais de 20 anos e atualmente desenvolve materiais pedagógicos digitais que complementam o ensino dos professores em sala de aula, proporcionando uma melhor aprendizagem por parte dos alunos e atua como influenciadora digital na formação dos profissionais ligados à área de educação.

Custom Post Signature

Custom Post  Signature

Related Post:

  • Saúde Bucal Saiba quais cuidados bucais são necessários mesmo antes do nascimento do primeiro dente de leite. As escolhas que os pais fazem pelos seus filhos nos primeiros anos influe… Read More
  • Oficina e Apresentação Cia. De Bonecos São Paulo recebe oficina e apresentação gratuita da Cia. de Bonecos Urbanos Com a proximidade do fim de 2018, já começa a preocupação com os gastos com presentes, comemo… Read More
  • Mães que trabalham fora e Férias Escolares Período de férias e mães que trabalham: como conciliar tudo? Muitas mães chegam ao final do ano com o dilema de querer dar atenção aos filhos na recessão escolar, mas ne… Read More
Um comentário on "6 benefícios do desenhar e colorir das crianças"
  1. Oi, Mi.
    Lucas adora desenhar e pintar, já Samuel curti mais colorir do que desenhar.

    Beijos

    ResponderExcluir