Varizes na gestação

💙
14 fevereiro 2018

Angiologista esclarece causas do problema e como prevenir


Há pesquisas que indicam que além de muita felicidade, uma gravidez traz com ela diversos benefícios para a saúde da mãe. Os hormônios extras aumentam a sensação de bem-estar, o aumento do fluxo sanguíneo na região pélvica eleva a sensibilidade durante a relação sexual, dentre outros. 
Só que a possibilidade de desenvolver marcas que podem se estender para além do parto não é incomum. As varizes são um problema bem comum que surge ou piora durante a fase de gestação, e incomodam mais do que as estrias. Além de aparecerem na região das pernas e coxas, possuem coloração arroxeada ou esverdeada e causando dor e sensação de cansaço.  
De acordo com o Dr. Leonardo Almeida, angiologista da Clínica Inovas, RJ, existem dois tipos de casos:
“Pacientes que já tinham varizes antes da gestação, podem apresentar uma piora em relação à quantidade de veias doentes, ao aumento do seu calibre e também dos sintomas associados. Isso ocorre por conta dos hormônios da gravidez, que tem a função inicial de reter líquidos para criar um ambiente ideal ao crescimento e desenvolvimento do bebê.” explica.
Ainda de acordo com  o médico, ocorre uma compressão natural das veias da pelve, causada pelo crescimento do feto, o que dificulta ainda mais o retorno venoso, principalmente no último trimestre. 
“A segunda situação são aquelas pacientes que já possuem uma tendência genética ao desenvolvimento de varizes. Nesse caso, a gestação funciona como um dos principais fatores de risco para o início desse processo”, esclarece Dr Leonardo .
Em alguns casos as varizes podem desaparecer ou regredir após o nascimento do bebê. Geralmente mulheres mais jovens, mais magras e que praticam atividade física têm mais chances de melhora. 
“Nos casos mais avançados, ou em gestações subsequentes, pode haver um alívio dos sintomas relacionados as varizes após o parto, mas não há regressão das veias já doentes. Algumas veias que ficam mais desenvolvidas, mas não são doentes, podem se tornar mais discretas com o final da gestação, já que a quantidade de líquido corporal diminui e a compressão dos vasos pélvicos deixa de existir”, complementa dr. Fernando Faria, angiologista e cirurgião da clínica Inovas. 
Mas há medidas que pode ser adotadas para evitar o surgimento das varizes durante a gestação. 
“Para aquelas pacientes que já praticavam atividades físicas regulares antes de engravidar é importante, com o aval de um obstetra, mantê-las durante a gestação, principalmente aquelas que trabalhem a musculatura das pernas. O uso frequente de meias elásticas ajuda a tornar a circulação venosa mais eficaz e também é uma importante medida no controle do edema e dos sintomas relacionados. Apesar de todos esses cuidados, algumas gestantes inevitavelmente irão desenvolver varizes, porém em extensão menor”, explica dr Fernando. 
Para esses casos já há tratamentos muito eficazes, que excluem a necessidade de cirurgia.
O ideal é iniciá-los após o término da gestação, tanto para a segurança do bebê quanto para a eficácia do processo e mediante orientação médica .

Clínica Inovas
Instagram @clinicainovas 

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI!
Postar um comentário

Custom Post Signature

Custom Post  Signature