Obesidade deve atingir 70 milhões de crianças até 2025

💙
27 fevereiro 2018

Nutricionista alerta para riscos de doenças e traz orientações para uma alimentação mais saudável


Estimativa da Organização Mundial de Saúde é que no mundo há 41 milhões de crianças entre zero e cinco anos obesas ou com sobrepeso. A previsão para os próximos anos é ainda mais preocupante. Até 2025, se não houver reversão do quadro, o número deve chegar a 70 milhões, sendo só no Brasil, 11,3 milhões. Esses dados devem servir de alerta já que ainda de acordo com a OMS, a obesidade e o sobrepeso causam mais mortes que desnutrição, por exemplo.

A nutricionista ortomolecular, Naiara Caramuru, explica os prejuízos à saúde diante do excesso de gordura corporal: “Pode levar a várias disfunções metabólicas, como resistência à insulina com sobrecarga pancreática, além de aumento nas taxas de colesterol e triglicérides. Se não tratadas, pode até chegar a desenvolver doenças  como diabetes, hipertensão arterial e doenças do coração.”

O primeiro passo para evitar tais problemas é o diagnóstico com aferição da curva de peso e crescimento ou do Índice de Massa Corporal (IMC). Muitas vezes, o próprio pediatra faz os procedimentos e encaminha a um especialista. A outra opção é os pais ou responsáveis já buscaram um nutricionista. “Atendo principalmente mães que acham que o filho está fora do padrão e a vantagem aqui é que consigo avaliar o percentual de gordura, usando bioimpedância elétrica, indicada especialmente para crianças ou adolescentes e esportistas”, conta Caramuru.

A partir dos resultados, há adequação na alimentação da criança, pensado nos nutrientes necessários para garantir seu desenvolvimento e crescimento, mas de maneira saudável. Muitas vezes, há receios de cortar determinados alimentos nessa fase da vida, mas a nutricionista detalha: “As crianças têm uma reserva de gordura e esta tem de ser gasta como fonte de energia. Senão for assim, não ocorre o emagrecimento. Esse processo tem de ocorrer dentro de um contexto de uma dieta equilibrada e há várias dicas para acrescentar e retirar do cardápio, para alcançar o resultado”.

🚫 Evitar:

-Alimentos industrializados e processados;

-Gorduras provenientes de óleos refinados em excesso;

-Carboidratos de alto índice glicêmico (trigo e seus derivados, farináceos);

-Excesso de frutose (açúcar da fruta).

🛑 Incluir:

-Fontes de proteínas e de fibras nas refeições principais e ao menos em um dos lanches intermediários;

-Carboidratos com baixo índice glicêmico (batata-doce, aveia, quinoa, amaranto), consumindo no café da manhã, almoço e lanches intermediários;

-Aumentar o consumo de monoinsaturadas (azeite, castanhas, abacate) e ômega-3 (peixe, linhaça, chia), reduzindo as gorduras poli-insaturadas (óleos vegetais);

-Algumas especiarias são muito interessantes como canela (auxilia na modulação da insulina) e cúrcuma (auxilia como anti-inflamatório natural).

Dicas:

Há várias opções para tornar alimentos que as crianças gostam em preparações mais saudáveis, como substituir o achocolatado pelo cacau em pó e os doces prontos por preparações caseiras, com uso do açúcar de coco, gelatina à base de agar-agar (super natural, sem corante e ótima para saúde), sorvetes, bolo e cookies tradicionais por funcionais, que levam em conta ingredientes mais saudáveis como os listados acima.

“Sou da opinião que é preciso restringir alguns alimentos por um bom período, até desativar áreas de nosso cérebro relacionadas ao vicio. Você sabia, que quando ingerimos, por exemplo, açúcares e trigo, a área do vicio é ativada e a pessoa fica literalmente dependente destes alimentos? Então eu acabo proibindo mesmo. Por experiência, posso afirmar que as ‘escapadas’ acabam virando rotina e o resultado almejado fica prejudicado.”, finaliza Caramuru.


Sobre Naiara Caramuru:

Naiara Caramuru é graduada em Nutrição pela Puc-Campinas há 20 anos. Tem especializações nas áreas de “Nutrição Ortomolecular” pela Fapes e em “Obesidade e Emagrecimento” pela Universidade Veiga de Almeida. Cursa “Fitoterapia voltada à Estética e Atividade Física”, além de ser técnica em “Neurometria Funcional.”

Atualmente atende em Campinas: Clínicas (Rua Frei Antônio de Pádua, 1139 Jardim Guanabara).
5 comentários on "Obesidade deve atingir 70 milhões de crianças até 2025"
  1. Oi MIchele, falar sobre alimentação e obesidade é sempre bom. Com o aumento das opções e a redução dos esportes, o problema está cada vez mais sério.
    beijos
    Chris

    ResponderExcluir
  2. Oi Mi
    Excelente seu post
    Gostei muito das dicas da Naiara.
    Obesidade é um assunto muito grave e preocupante.
    Uso bastante canela nos nossos pratos e quero usar mais cúrcuma também.
    Dicas anotadas
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Triste realidade né Mi? Sei que até frutas em excesso não faz bem!! Tudo tem que ter equilíbrio!

    ResponderExcluir
  4. Ótima publicação, essa é uma grande preocupação lá em casa!

    ResponderExcluir
  5. Achei as dicas super úteis! A família inteira pode se beneficiar com uma alimentação mais saudável!

    ResponderExcluir

Custom Post Signature

Custom Post  Signature