Quebra-cabeça

💙
20 março 2021


E seus benefícios?


As crianças têm uma capacidade incrível de desenvolver habilidades, principalmente quando ensinadas de forma lúdica. Para isso podemos contar com os jogos educativos, que ajudam no desenvolvimento e ao mesmo tempo diverte. 

Hoje trago para vocês mais sobre o quebra-cabeça, que é um jogo capaz de estimular diversas capacidades nas crianças.

1. Trabalha a cognição
A cognição é a nossa capacidade de adquirir conhecimentos.  Quanto mais o cérebro é estimulado, melhor é para o aprendizado. O quebra-cabeça é um jogo ótimo para essa isso, porque ele faz com que as crianças pense bastante.
O raciocínio, a lógica e a memória são algumas qualidades que são estimuladas também.

2. Melhora a memória
Ao brincar com o quebra-cabeça, a criança tem que se lembrar do formato e da figura das peças para encaixar na ilustração do jogo.

3. Desenvolve a coordenação
O quebra-cabeça também é ótimo para desenvolver as habilidades de coordenação motora. Como a criança ainda não tem noção das distâncias e da manipulação de objetos, encaixar as peças é um estímulo a mais.

4. Aumenta a percepção
No quebra-cabeça, a criança tem que observar, analisar, comparar para conseguir encaixar as peças de acordo com o formato e a figura, por isso a percepção é uma habilidade muito estimulada no jogo.

5. Promove interação social
Algumas crianças tem um pouco mais de dificuldade em interagir com outras ou, até mesmo, com adultos, e o como quebra-cabeça pode ser uma atividade que pode ser feita em grupo, ele permite essa interação entre os participantes, e assim eles aprendem que juntos, chegam ao objetivo final do jogo que é montar a figura.

6. Propicia o relaxamento
Embora o quebra-cabeça seja estimulante para o cérebro, ele também tem efeito relaxante e pode ajudar a reduzir o estresse nos pequenos. Com o dia a dia corrido e cheio de tarefas, as crianças também passam por momentos de agitação, o que pode dificultar o sono.
Nessas horas, você pode utilizar o jogo para o relaxamento e redução na ansiedade, ajudando a criança a dormir melhor. Além disso, em dias de chuva, por exemplo, em que os pequenos precisam ficar dentro de casa, montar o jogo pode ser uma ótima opção para passar o tempo.

7. Aumenta capacidade de resolução de problemas
Por trabalhar as capacidades de percepção e raciocínio, o quebra-cabeça auxilia as crianças a melhorarem a sua aptidão para resolução de problemas. Enquanto o pequeno monta a figura, ele percebe o que dá errado, o que pode fazer para corrigir e o que dá certo.
Para isso, é preciso escolher um jogo adequado à idade da criança, pois assim ela é estimulada de acordo com os conhecimentos que já tem. Verifique sempre a indicação da faixa etária antes de comprar o produto.

8. Melhora autoconfiança e autoestima
Quando finalizamos algo que exigiu o nosso esforço, dá um orgulho, não é mesmo? Com as crianças não é diferente, quando terminam de montar o quebra-cabeça que as vezes exigiu um grande esforço, eles se sentem orgulhosos e com isso melhora a autoconfiança e a sua autoestima.

9. Fortalecimento de laços
Já parou para pensar que o quebra-cabeça pode fortalecer os laços da família?
Muitos pais tem uma rotina agitada, e nem sempre tem muito tempo junto com os filhos. Uma grande oportunidade para ter esses bons momentos entre pais e filhos e brincando junto, e está mais uma vez o quebra-cabeça tendo seu papel importante, pois além de estimular as crianças (e nós adultos também), é nessa hora que a atividade em família, acaba fortalecendo os laços.

Quer saber onde encontrar os quebra-cabeças infantis para todas as idades? 
Confira abaixo algumas opções de quebra-cabeça que você encontra na Amazon!


Quebra Cabeça
Quebra-Cabeça Luccas Neto 60 pçs

Quebra Cabeça Floresta
Quebra-Cabeça Madeira Floresta 30 pçs

Quebra-Cabeça Harry Potter 1000pçs

 

DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI!
Postar um comentário

Custom Post Signature

Custom Post  Signature