Amamentação - Agosto Dourado

💙
04 agosto 2020
Tainá Souza e Daniele Pimenta 
Foto Crédito Mariana Salles 



Importância da amamentação logo após o nascimento?
A golden hour, aquela primeira mamada ou apenas chamego do bebê logo na sala de parto é de fundamental importância para o vínculo e para transferência de anticorpos que a mamãe passa para seu bebê, por isso amamentar na primeira hora é tão importante.

Existe leite fraco ou pouca produção?
Não existe leite fraco! Cada mãe produz o leite próprio para seu bebê, porém existe sim baixa produção e muita das vezes ajustes são extremamente necessários e algumas vezes até mesmo medicações para aumentar a produção lactea.

Quem tem bico invertido consegue amamentar?
Claro que consegue! E o próprio bebê com o movimento de sucção acaba por formar o bico ideal pra ele.

É normal sentir dor na hora de amamentar?
Não! Amamentar não deve nunca doer! A dor é sinal de pega errada e principalmente se não for corrigida pode gerar sérios problemas! Por isso, se sentir dor peça ajuda.

Existe algum mito que pode atrapalhar o aleitamento materno?
Sim, Vários. A grande maioria coloca em cheque a qualidade do leite materno ou a capacidade da mãe de produzir a quantidade necessária para seu bebê. Os mais comuns são: bebê que não ganha peso por algum motivo, sempre será a cultura do "leite fraco". Ou o estresse seca o leite e  muitos outros. A melhor maneira para não acreditar nesses mitos é se informar, procure uma fonte segura de informações.

Dicas de armazenamento de leite para mães que voltam a trabalhar.
O mais importante da volta ao trabalho é o planejamento! Inicie as ordenhas, armazenamento e treino para oferta do leite com 30 dias antes. Será muito mais fácil para o corpo e o bebê se adaptarem a nova rotina. O leite deve ser armazenado em potes de vidro com tampas de plástico ou saquinho plásticos próprios para armazenamento do leite. Alguns potes plásticos também estão liberados, necessário verificar antes. O leite dura 12h na geladeira e 15 dias no congelador ou freezer.
Lembrando de sempre identificar a data e a hora da primeira retirada.

Como fazer para não ter confusão de bicos quanto as mães voltam ao trabalho?
Importantíssimo fazer uma escolha consciente da forma de oferta do leite ordenhado! Indicamos os copinhos de treinamento ou de transição que não possuem bicos macios (os bebês podem começar a morder e aí morder o peito da mamãe). O copo tradicional ou a colher dosadora também evitam a confusão se bicos.

Tainá Souza Enfermeiras neonatologistas e pediátricas
Crédito foto Mariana Salles 

Daniela Pimenta Enfermeiras neonatologistas e pediátricas
Foto Crédito Mariana Salles 


Fonte:
Tainá Souza e Daniele Pimenta
Enfermeiras neonatologistas e pediátricas
Consultoras de amamentação
IG @bemnascergestantes
DEIXE SEU COMENTÁRIO AQUI!
Postar um comentário

Custom Post Signature

Custom Post  Signature