Teste da Bolinha deve ser feito em meninos nos primeiros dias de vida

💙
17 abril 2018

Crianças com criptorquidia precisam fazer a cirurgia precocemente para evitar infertilidade e tumores



O Teste da Bolinha, realizado nos primeiros anos de vida do bebê, pode evitar que homens adultos enfrentem problemas de infertilidade, já que ele detecta precocemente a criptorquidia (Posição anômala do testículo). O teste deve ser feito nos primeiros dias de vida para verificar se os testículos já estão na bolsa testicular. Se não estiverem e a migração não ocorrer em poucos meses, a correção deverá ser feita de forma cirúrgica após o 4º ou 5º mês, não devendo ultrapassar o 2º ano de vida da criança. A criptorquidia é um fator importante da infertilidade masculina e também pode causar tumor. A orientação está sendo feita pelo Portal de Pediatria Pedline (www.pedline.org.br), um projeto sem fins lucrativos, desenvolvido por pediatras.

O coordenador do Portal, o cirurgião pediátrico Rogério Fortunado de Barros, explica que um levantamento feito em Campinas com 300 crianças que sofriam com criptorquidia apontou que 70% dos casos foram operados após a idade ideal. “É uma situação delicada porque as crianças já haviam passado por mais de 30 consultas pediátricas até receberem o diagnóstico correto. Por isso, os pais precisam pedir para o pediatra fazer o teste e não devem ficar adiando a cirurgia, se for o caso”, explica Barros.

Criptorquidia

Ao final da gestação, os testículos formados no interior do abdômen do bebê devem descer até a bolsa testicular, passando pelo canal inguinal. “Ocorre que, em alguns casos, um ou os dois testículos param no meio do caminho. Como os testículos precisam estar com a temperatura entre 1ºC e 1,5ºC abaixo da temperatura do corpo para produzir espermatozoides, se eles não estiverem na bolsa testicular terão essa produção prejudicada”, diz Barros.

De acordo com ele, assim que a criança nasce precisa ser submetida ao teste da bolinha. “Se os testículos não estiverem no local certo, é necessário acompanhar o quadro por alguns meses porque eles podem migrar naturalmente para a bolsa testicular. Mas se isso não acontecer, a correção deve ser feita de forma precoce, no máximo até os dois anos, para evitar complicações futuras”, reforça.

Sobre o Pedline

O Pedline é um Portal de pediatria, sem fins lucrativos, direcionado aos pais, para ajudar no diagnóstico precoce de doenças da infância e nos cuidados integrais a pacientes com idade entre 0 e 18 anos. O site tem informações sobre vários tipos de patologias, artigos sobre assuntos relacionados à infância e à adolescência e espaço para downloads de materiais. O projeto conta com o apoio da SMCC (Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas).


Fonte: Capovilla Comunicação
3 comentários on "Teste da Bolinha deve ser feito em meninos nos primeiros dias de vida"
  1. Como será que é feito esse teste? É o pediatra mesmo que faz? Agora fiquei na dúvida se meu filho fez.

    ResponderExcluir
  2. Eu dei aquela conferida básica! Hahaha
    A pediatra fez o teste em ambos e em um dos meninos um dos testículos desceu dias após o parto, o que é normal, também como aponta o texto. Ótimo post!

    ResponderExcluir
  3. Eu imagino que este teste seja feio pela neonatologista e só comunicado se houver algum problema...por aqui também foi tranquilo
    Muito bacana e importante o post, Mi
    Adorei as orientações do Portal de Pediatria!
    Beijos

    ResponderExcluir

Custom Post Signature

Custom Post  Signature